terça-feira, maio 23, 2006

"Tédio Produtivo"

Há quem diga que o tédio é algo que nos desmotiva, leva nossa auto-estima lá para baixo, deixa-nos baqueados!!

Pois eis que semana ante-retrasada (ou seja, há 3 semanas) percebi que podia usar o tédio para algo produtivo, que acabou sendo até mesmo engraçado!!

Estávamos eu e mais duas pessoas em uma entrevista de estágio. A entrevista estava marcada para as 9:00, mas a falta de organização fez-nos levar um chá-de-cadeira dos lindos!! Foram só duas horas e meia de espera, e mais R$ 10,00 de estacionamento.

Primeiro chego eu na empresa, antes do horário. Fui até o andar do RH, onde fui informado que a responsável estava em uma reunião. Falei então que tinha a tal da entrevista, e o encarregado (leia-se estagiário) de RH solta-me uma frase não muito amigável. "Ixi, é verdade!! As entrevistas!!"

Ao ouvir o 'ixi', percebi que seria um dia longo e não muito produtivo. E eu estava certo.

Orientado a esperar sentado em uma pequena sala com uma mesa redonda e diversas cadeiras, saquei o Palmtop do bolso e comecei a organizar toda minha vida. Feito isso, passei alguns telefones do celular p/ a agenda do Palm. Defini minhas tarefas por prioridade, fiz mais algumas coisas e resolvi ler minha coletânea de poemas. Essa maratona durou cerca de 25 minutos, quando sou interrompido por um oponente. Não, eu não estaria sozinho. Falamos cordialmente 'bom dia' um para o outro, e o silêncio invade a sala.

Mais cinco minutos, outro concorrente. Somos agora em três, o último somente balançou a cabeça em um gesto de cordialidade contida, quase obrigada. Nada falou.

O tempo passa, e não trocamos uma palavra. Depois de aproximadamente 40 minutos da minha chegada, o estagiário de RH solicita algumas cadeiras para uma seleção paralela. Os três-entediados-prestativos-talvez-futuros-estagiários (porque um de nós seria selecionado) levaram cadeiras extras até a sala do outro evento, e à nossa retornamos.

E assim se passa o tempo. Cada um cabisbaixo olhando seu pedaço de mesa, quase como na demarcação de um território infronteiriço, mas obedecido contextualmente.

Ao tempo de 1:35 de espera, fomos avisados da logo presença da responsável. Aliviado e ao mesmo tempo um tanto irritado, solto bem baixinho um 'Ufa! Estava na hora!'. no próximo segundo, meus dois concorrentes observavam-me de forma curiosa, concordando com minha afirmação. Achei que nao a tivessem ouvido, mas estava enganado.

Eis que um começa também a dar o sussuro de guerra (porque numa primeira indagação não é polido soltar um grito), e começa uma primeira troca de palavras.

O segundo elemento - como vamos chama-lo - empolgou-se de uma sobremaneira a ponto de me fazer ironizar a situação!! Continuando o resmungo dele, falei 'Imagina se ele nos tivesse avisado que ia demorar?!?!'. Essa minha frase fez com que a curiosidade dos outros sobre mim aguçasse. Começamos a interação com perguntas básicas, como faculdade, curso, carreira profissional, entre outras de costume.

O assunto foi se desenvolvendo, e acabamos discutindo sobre política, religião, música, automóveis, estacionamento, assuntos inerentes à administração de empresas, saúde, hábitos pessoais, hobbys entre diversos outros. Esse megadiálogo sobre assuntos universais teria-nos rendido mais 55 minutos de diversão, quando finalmente somos silenciados pela voz daquela que estava em reunião, dizendo-nos que seriamos atendidos prontamente.

Senti-me muito mais seguro ao tomar a decisão de iniciar um diálogo entre todos da sala, ainda que fossemos três pessoas. Sem querer acabei me tornando um líder informal, de modo que todas as perguntas eram direcionadas à mim, como fosse eu algum guia ou enciclopédia.

Pois é, se você não pode se opôr ao tédio, una-se a ele e entedie-o!! Você vai longe!!

Sem mais

Alexandre Masson

4 comentários:

Anônimo disse...

:)
e vamos entediar o tedio entao..
vou comecar a puxar assunto com as pessoas na fila do banco ou na sala de espera do dentista, muito melhor que aquelas revistas de fofoca que estao espalhadas por la hehe
se cuida garoto!
beijos

Anônimo disse...

Um brinde ao tédio nosso de cada dia...
te amo.bj

Anônimo disse...

q saudades dos seus escritos. já passei muito por isso em entrevista de emprego...ainda bem, e gracas a Deus, que estou empregada...mas e 'daí, quem conseguiu a vaga??? espero q tenha sido vc. bjus e fique com Deus. Boa semana.

Anônimo disse...

q saudades dos seus escritos. já passei muito por isso em entrevista de emprego...ainda bem, e gracas a Deus, que estou empregada...mas e 'daí, quem conseguiu a vaga??? espero q tenha sido vc. bjus e fique com Deus. Boa semana.